Páginas

domingo, 29 de janeiro de 2012

Às Vezes

Às vezes eu tenho ideias felizes,
Ideias subitamente felizes, em ideias
E nas palavras em que naturalmente se desapegam...

Depois de escrever isto, leio...
Porque escrevi isto?
Onde fui buscar isto?
De onde me veio isto? Isto é melhor do que eu...
Seremos nós neste mundo apenas canetas com tinta
Com que alguém escreve a valer o que nós aqui traçamos?

(Álvaro de Campos)


Você já ouviu o nome Álvaro de Campos? Não? Talvez não. Mas na certa, você já ouviu falar em Fernando Pessoa. Sim? Provavelmente. Na minha humilde opinião, Shakespeare que me perdoe, Fernando Pessoa é o maior e melhor poeta que já pôs os pés no planeta Terra. Ao contrário de pseudônimos, Pessoa tem algo um tanto quanto incomum: heterônimos. Ele assina ora como Álvaro de Campos, ora como Ricardo Reis, ora como Alberto Caeiro. O detalhe é que cada um desses heterônimos tem personalidade própria, profissão, familiares e vida totalmente diferentes. O resultado é que cada poema tem suas características próprias, como se poder perceber ao ler cada heterônimos. Em resumo, ter um heterônimo, é o mesmo que ter várias pessoas habitando o mesmo poeta. "Não há que buscar em quaisquer deles ideias ou sentimentos meus, pois muitos deles exprimem ideias que não aceito, sentimentos que nunca tive." explicou Pessoa.

Assim, se você não conhece as pessoas que moram em Fernando Pessoa, não deixe de ler um poema de cada, e perceberá a clara, quase palpável diferença que há entre eles. Escolha seu preferido e leia sempre que precisar de uma inspiração, ou quando estiver perdido, ou simplesmente quando desejar ler algo de boníssima qualidade! 

Comente com o Facebook:

3 comentários:

  1. Peraê, deixa ver se eu entendi! O Fernando Pessoa também era Álvaro de Campos,Ricardo Reis e Alberto Caeiro? Tipo, ele escreveu poemas nos nomes dessas "pessoas" mas no fundo foi ele que escreveu?
    Eu morria e não saberia disso nunca hahaha Achei muito interessante *-*

    ResponderExcluir
  2. PS=(Cheguei no meio do show Gi!Acredita?Não, nem eu? No entanto, a primeira música que ouvi foi Quermesse do "A Sociedade do Espetáculo" que é uma das minhas preferidas da banda, e tocou Ana e o Mar e finalizou com Camarada d'água rodando na minha cabeça a noite toda e no dia seguinte! Foi mágico, sem falar que a cidade de Paraisópolis é linda de doer (como minha mãe diz), haha. Enfim, super recomendo, se é que você já não foi à um show do TM, que vá! Muito bom!/PS

    ResponderExcluir
  3. Olha, confesso que não sei muito sobre poesia e literatura brasileira, mas fiquei instigada em saber mais sobre Fernando Pessoa e seus heterônimos depois da leitura desse poema que você postou! Poesia é tudo de bom né? Gosto muito do poema Ismália do Alphonsus de Guimarães! É meio sombrio, meio surreal e totalmente lindo. Beijos ;*

    ResponderExcluir


Layout: Bia Rodrigues | Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©